Publicidade
Você está aqui: Inicial Notícias Cidades Música que dará boas vindas ao Papa Francisco é de Fábio de Melo

Música que dará boas vindas ao Papa Francisco é de Fábio de Melo

PDFImprimirE-mail

Noticias - Cidades

652

Padre formiguense é o autor de ‘Seja Bem Vindo’, canção feita especialmente para celebrar a chegada de Jorge Mário Bergóglio ao Brasil em julho, quando o país sediará a 28a Jornada Mundial da Juventude

O padre formiguense Fábio de Melo será uma das grandes atrações da 28a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que neste ano acontecerá no Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho. Ele, juntamente com outros conhecidos nomes da música católica brasileira, faz parte do CD da JMJ Rio 2013. Recentemente, Fábio de Melo gravou a canção “Seja Bem Vindo” (veja letra em quadro nesta página), de sua autoria, feita especialmente para celebrar a chegada do Papa Francisco (Jorge Mário Bergóglio) ao Brasil para participar do evento.

Além do formiguense, o CD da JMJ conta com as participações de padre Reginaldo Manzotti, padre Omar Raposo, padre Juarez de Castro, padre Gleuson Gomes e da irmã Kelly Patrícia. As músicas serão cantadas em três dos atos centrais da Jornada Mundial da Juventude: missa de abertura, acolhida do Papa e missa de envio. Entre as faixas do CD, constam o hino da JMJ Rio 2013 e outras conhecidas, como “Kyrie Eleison”, “Cordeiro de Deus”, “Tantum Ergo”, “A Barca (Pescador de Homens)” e “Jovens Abençoados”. Na lista de inéditas, estão uma homenagem a Nossa Senhora, uma homenagem ao Papa e a música composta por padre Fábio de Melo.

Conforme divulgado no site da JMJ 2013, durante as gravações do álbum, o formiguense definiu o CD como uma união de trabalhos diferentes de diversos cantores, que estão dentro de uma mesma linguagem: a música litúrgica, categoria de música que, segundo ele, será resgatada do esquecimento com o CD. “A música litúrgica é totalmente diferente porque ela é uma música para um contexto celebrativo e tem que fazer com que as pessoas que estão participando estejam conectadas com o que está acontecendo no altar. Esse CD resgata isso e será muito proveitoso porque vai dar a oportunidade de as paróquias terem uma música litúrgica correta e de as pessoas terem alegria em cantá-las”, explicou.

A canção de padre Fábio tem recebido diversos elogios. Um deles foi postado pela colunista Isabel Cardoso, do “Portal Meio Norte”. Segundo ela, a faixa é “acolhedora” e “aberta com versos que enfatizam a união, alicerce da JMJ”. “A faixa é mais que uma recepção ao Papa, reconhece sua liderança como bom pastor, mensageiro do Senhor e o convida a guiar seu povo. O arranjo é assinado por Eduardo Souto Neto – autor do tema da vitória de Ayrton Sena – e tem produção musical de Marco Mazzola, que colaborou no Hino Oficial da JMJ Rio 2013, ‘Esperança do Amanhecer’”, comenta.

A JMJ

 

Em 1984, foi celebrado na Praça São Pedro, no Vaticano, o Encontro Internacional da Juventude com o Papa João Paulo II, por ocasião do Ano Santo da Redenção. Na ocasião, o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz da Jornada.

O ano de 1985 foi declarado Ano Internacional da Juventude pelas Nações Unidas. Em março, houve outro encontro internacional de jovens no Vaticano e no mesmo ano o Papa anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude.

Todos os anos ela acontece em âmbito diocesano, celebrada no Domingo de Ramos e, com intervalos que podem variar entre dois e três anos, são feitos os grandes encontros internacionais.

A primeira JMJ aconteceu em Roma, em 1986. Depois, os grandes encontros foram realizados em Buenos Aires (Argentina), Santiago de Compostela (Espanha), Czestochowa (Polônia), Denver (Estados Unidos), Manila (Filipinas), Paris (França), Roma (Itália), Toronto (Canadá), Colônia (Alemanha), Sidnei (Austrália) e Madri (Espanha). A próxima será a do Rio de Janeiro, no Brasil, e terá o lema: “Ide e fazei discípulos entre as nações”.

Seja Bem Vindo

Padre Fábio de Melo

Pode chegar

Nossa gente lhe recebe com amor

Essa cidade onde o Cristo Redentor

Abençoa o Rio de Janeiro

Que hoje torna-se o lugar de todos nós

Andamos tanto pra chegar

Queremos ouvir e ver de perto

O servo bendito do Senhor

Que à frente caminha

A nos guiar

Todos os povos lhe recebem bom pastor

Venha mostrar-nos o caminho a seguir

Sua presença nos motiva

Com amor e com paixão

Fazer discípulos em todas as nações

Pode chegar, a casa é sua, venha sempre

Na mesa posta preparamos seu lugar

Nossas bandeiras se levantam

Expressão de nossa voz

A lhe dizer que é muito bom lhe ter aqui

Seja bem vindo

Venha e traga a luz do céu

Seja bem vindo

Mensageiro do Senhor

Seja bem vindo

É tão bom lhe ter aqui

Seja bem vindo

O Brasil lhe rende a alma bom pastor

Seja bem vindo!

Matéria:

Karla Luciana Sousa/ Fonte: O Pergaminho

Publicidade
Publicidade

Galeria

dsc_8008
02-02-2013 ...
dsc_8273
dsc_1872
dsc_1276
dsc_0179