Publicidade
Você está aqui: Inicial Notícias Últimas notícias ( Santo Antônio do Monte)Explosão em fábrica de fogos de artíficio mata duas pessoas em Minas

( Santo Antônio do Monte)Explosão em fábrica de fogos de artíficio mata duas pessoas em Minas

PDFImprimirE-mail

Noticias - Últimas notícias

Duas pessoas morreram na explosão dentro de uma fábrica de fogos de artificio na Zona Rural de Santo Antônio do Monte, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais. De acordo com a Polícia Militar (PM), o acidente aconteceu por volta

de 8h desta terça-feira na empresa Fogos Estrela.

Segundo o delegado Ivan José Lopes, dois galpões da fábrica foram atingidos pela explosão. Os funcionários André Luiz da Silva, 37 anos, e Claudiomar Custódio da Silva, 41 anos, morreram em virtude dos ferimentos. Eles foram encaminhados para o Posto Médico Legal de Bom Despacho, mas não resistiram.

O local da explosão foi preservado e a perícia da Polícia Civil acionada. Estão no local equipes do Posto de Fiscalização de Produtos Controlados do Exército, Defesa Civil de Santo Antônio do Monte e PM. “As investigações vão apontar quais foram as circunstâncias da explosão, inclusive se houve negligência, imprudência ou imperícia”, ressaltou o delegado.

De acordo com a PM, outras ocorrências de explosão já foram registradas na cidade que é polo produtor de artigos pirotécnicos. Uma das maiores fontes de renda do município é a fabricação de fogos.

História dos fogos

Segundo a Associação Brasileira de Pirotecnia, em 1800, já havia fabricantes de fogos de artifício em Santo Antônio do Monte. Em 1859, os irmãos Joaquim Antônio da Silva e Luiz Mezêncio da Silva (Luiz Macota) fabricavam rojões e castelos. Ganharam muito dinheiro com a fabricação e venda de foguetes. A arte pirotécnica foi passada para gerações futuras.

Entre 1931 a 1940 a produção ganhou escala industrial com as empresa Fogos 2 Irmãos, Fogos Primor, Fogos Radiante e Fogos Estrela (onde aconteceu o acidente). De 1945 a 1963 foram constituídas diversas fábricas, gerando empregos e impulsionando o comércio de fogos.

A grande era dos fogos em Santo Antônio do Monte, aconteceu a partir de 1963. De 1970 até os dias de hoje a cidade conta com 75 empresas ligadas a pirotecnia. Segundo a associação, os produtos fabricados atendem as exigentes normas de segurança, passando pelo Centro Tecnológico em Pirotecnia, único na América Latina.

FONTE:uai

Publicidade
Publicidade

Galeria

dsc_0586
dsc_8241
02-02-2013 ...
dsc_9988
_mg_3469
dsc_9952